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Entre “parecer” e “ser”

By | branding, Design, DNA, Gestão, Negócios | No Comments

A frase acima é de Tony Hsieh, CEO e fundador da Zappos (uma empresa que vende sapatos via internet) e descreve bem a importância de uma cultura de marca. Para Hsieh, a cultura é tão importante que ele até escreveu um livro sobre isso.

Quando você pensa em uma marca, provavelmente associa uma ou duas palavras com ela. Ou mesmo um conceito, algo abstrato, com signifcado, algo que você sente a respeito daquela marca. Se o que você sente é positivo, é bem possível que isto seja um reflexo da cultura dessa marca.

Mas muitas marcas afirmam ser algo que não são. Prometem algo e não entregam (integralmente). Por vezes, estas marcas estão, na verdade, confusas a respeito de seu propósito, da razão pela qual existem. Assim, não há alinhamento entre o que elas devem entregar rotineiramente e aquilo que elas dizem ser (ou que o público pensa que elas são).

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Engrama de Marca

By | branding, identidade de marca, Psicologia | One Comment

Nosso cérebro está sempre analisando vários aspectos daquilo que nos cerca e do que está acontecendo ao nosso redor. Nesse processo de análise constante, experiências marcantes vividas por nós formam fortes padrões de conexões em nossos cérebros. Esses padrões são chamados de engramas e saber como eles funcionam auxilia o trabalho de criação de estratégias de marca.

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Seu logotipo não é sua marca

By | branding, Design | No Comments

É muito comum o empresário confundir sua marca com o desenho do logotipo. O desenho da marca possui grande importância, afinal ela possibilita a identificação dos produtos e serviços da empresa, porém todos os valores e expectativas dos mesmos estão na cabeça do consumidor, ou melhor, no seu coração. Marcas são carregadas de significados construídos no decorrer da experiência do cliente com a mesma. Exemplificando, a marca está presente no atendimento, no visual da sua loja, qualidade do produto/serviço, pós-atendimento, indicações, publicidade e história da empresa. Todos os pontos de contato entre o consumidor e o produto/serviço se constituem em marca. Leia Mais

Storytelling: Até onde ir?

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Recentemente, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu investigar duas empresas: a Diletto, marca de sorvetes, e a Do Bem, que fabrica o Suco Do Bem. A razão: estas duas marcas promovem-se através de histórias inspiradoras, envolvendo desde uma visão de mundo até a trajetória de seus fundadores.

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Branding como ferramenta estratégica para cooperativas

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As cooperativas no Brasil organizam-se em estruturas administrativas que, muitas vezes, são alvos de críticas e, consequentemente, apresentam oportunidades de aprimoramento. O presente trabalho, através de investigação bibliográfica, relaciona a estrutura administrativa das cooperativas com os ideais de organizações orientadas pela marca e eixos estratégicos prioritários para cooperativas. A partir disso, são apresentados os potenciais do branding como ferramenta estratégica para cooperativas.

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